quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Dica de livro: Brasil - paisagens naturais



Brasil - paisagens naturais
Marcelo Leite
Edição: 2007 Páginas: 128
Ed. Ática

O Brasil é um dos países com maior diversidade biológica do planeta, e essa riqueza precisa ser protegida. Em Brasil, paisagens naturais, da Editora Ática, Marcelo Leite propõe uma maneira de conhecer, respeitar e preservar nossos grandes biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampa, Pantanal e Mata Atlântica.

O livro descreve as características espaciais e naturais de cada um dos biossistemas regionais, além de trazer informações sobre o processo de ocupação humana do território, sua população, economia e cultura. Com mais de 260 fotos e mapas, o livro valoriza a fauna e a flora brasileiras, estimula discussões sobre desenvolvimento sustentável e alerta para as agressões e a exploração ilegal das riquezas naturais dos biomas.

A Mata Atlântica, por exemplo, é o mais devastado dos biomas brasileiros, apesar de ser fundamental para manter o ciclo hidrológico na região mais populosa do Brasil. Marcelo Leite mostra que se esse ecossistema continuar sendo destruído um dia poderá faltar água para cerca de 100 milhões de pessoas.

Nenhum comentário: